domingo, 9 de março de 2008

O aconchego gostoso de um colo



Estava eu, hoje, a refletir sobre como é bom estar no colo de alguém a quem temos os melhores sentimentos, que nos aceita, simplesmente alguém que nos protega e nos ame. É tão maravilhoso poder deitar e sentir aquele colo gostoso, aquela sensação de preenchimento, de proteção, uma vontade doida de se agarrar ali e não soltar nunca mais. Ficar naquela posição deitada, com um cafuné, uma mexida nos cabelos, sem necessariamente ter uma conversa, ou demonstrações de sentimentos com declarações de amor.

Pois bem, pensando sobre como é maravilhoso está sensação, fui procurar o significado, psicologo tem teoria para tudo, acho que até para a forma de espirrarmos há uma explicação cientifica, eis que encontrei isso:


A razão dessa busca é tão antiga quanto nosso código genético. Nesse gesto recuperamos o contato com o que há de mais humano – afinal, antes de nascer, todos ficamos meses na posição fetal, nossa primeira referência de proteção. “A qualidade do colo que a criança recebe, especialmente até o primeiro ano de vida, vai determinar toda sua estrutura e seu desenvolvimento. Nosso contorno físico e emocional é criado desse gesto, que molda nossa capacidade de dar e receber proteção, intimidade, conforto”, afirma André Trindade, psicólogo, psicomotricista e especialista em reeducação postural, de São Paulo.

Seja qual for a situação em que ocorra, arredondar os braços e rechear esse espaço com outro ser humano é das mais prazerosas emoções da intimidade. A trilha sonora perfeita para esse momento? O tum tum do coração do outro, próximo, audível, pulso ritmado que reafirma que uma vida está sintonizada com a outra. Assim, a respiração sossega, o coração se abre para que caibam ali os melhores sentimentos. Colo é sopro que renova a alegria e cura do chororô sem motivo ao corte no dedo, da aflição passageira à dor funda do luto.

Colo nutre, acalma, que o digam nossas mães que tantas vezes nos deram colo, para acalmar nosso chororô, para demonstrar sentimento, nos fazermos felizes, com o melhor aconchego do universo. Então se você se sentir insatisfeito, agitado, impaciente, estressado, em uma situação conflituosa, experimente, não ir as compras, ou gritar, ou chorar, ou falar demais, dedique alguns minutos de seu tempo no colo de alguém querido, onde você se sinta protegido e amado em que digerimos emoções e descansamos para voltar ao que é externo a nós.

E se você não tem esse colo de alguém especial, irmão, amigos, pais, namorado, não se desespere ou feche essa página pensando que foi uma grande besteira ler esse texto, você pode afundar o corpo em uma poltrona macia, entregar-se a uma boa massagem, olhar alguém nos olhos, fazer algo de bom, dizer palavras de carinho ou fazer uma sessão de yoga. Isso tudo nos envia direto a nossa parte mais calorosa. É satisfação na certa, e de graça.


E é a você que tem o melhor aconchego do universo, que me ganha com um cafuné, um colo terno, as batidas do coração, que me acalma, que me faz sentir a pessoa mais protegida do mundo, onde eu durmo feito uma criança que eu agradeço por ter você em minha vida!

10 Comments:

Feänor said...

Parece que você pensou em mim quando escreveu isso:

"E se você não tem esse colo de alguém especial, irmão, amigos, pais, namorado, não se desespere ou feche essa página pensando que foi uma grande besteira ler esse texto"

Não que eu tenha achado besteira, mas de fato não possuo "colo" para me fazer valer nestes momentos...

Ou melhor, tenho sim. Não um colo físico, verdade, mas possuo um refúgio que talvez seja maior porquanto eterno e imutável do que o colo de outrem: o afago abstrato dos livros, que me conduzem de mãos dadas pelo aterrador caminho que é a Vida.

Mas... talvez estas sejam apenas palavras de quem nunca experimentou o calor de um colo humano.

Quem sabe... quem sabe...

Marra Signoreli said...

Ontem alguém estava no meu colo, mas ela estava passando mal, rs...
Pensar nisso me trás um sentimento de melancolia...

(Didixy) Conquistadores said...

É a melhor sensação do mundo. Ter alguém que te ame e mostre esse sentimentos por vc.

Abs

Mariana said...

acho que melhor que ter um colo de alguém que te ame para poder se sentir segura e se refugiar. é poder ser esse porto seguro para alguém.
tem horas que eu prefiro muito mais dar colo do que receber.
ambas sensações, para mim, são indescritíveis e maravilhosas.

voltou com tudo cunha!
adorei! ^^

=***

Carlos Vin said...

Muitos precisam de colo e muitos não tem um colo... esse é o problema...

É tão relaxante qdo se tem esse refugio né... Mas faz tempo q não me entrego pra um colo

Um abraço! Q vc tenha muitos colos bons na sua vida..rs

alex said...

hauhauah e eu to precisando de colo!

http://blogdospiratasbr.blogspot.com/

Wagner Duarte said...

Adoro a maneira como você escreve seus textos.. me faz parar pra refletir.

quado vc faou sobre não ter um colo, me lembrei que sempre que não tenhop um colo, vou ver séries, é como se fosse uma terapia, faz eu me sentir bem.

ah, uma coisa que não é tão boa quanto colo, mas é muito boa também é aquele velho e bom papo com os amigos, pelo menos pra mim é uma das melhores coisas...
=**

banzooo said...

O abraço, a melhor coisa do mundo! \o/
Adorei teu blog.. td mto fofo! Vc é uma 'adulta' de 20 anos como eu [21], com toques de uma menininha sonhadora! :)

vou linkar teus blog nos meus favoritos ^^

beeijo grande

[Ana Clara]

blog said...

O problema é que muitas vezes o colo - que deveria simbolizar proteção, já que nos retoma a figura materna etc. - nos coloca diante de um dos grandes medos: a insegurança.
Acredito que seja fundamental haver desprendimento total de todas as repressões para admitir que se precisa de colo.
Difícil.

Gostei do texto.

Dona Farta said...

Muito bom esse texto! Genial! Nunca tinha parado pra pensar na necessidade de colo que sentimos eventualmente sob esse ponto de vista... E faz todo sentido!

Parabéns pela sensibilidade!

www.donafarta.blogspot.com