quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Capsula do tempo?!




Estava conversando com uma amiga sobre assunto pais e como eles conseguem nos motivar de uma maneira tão desmotivadora e por mais que saibamos que é para o nosso bem , o método utilizado não é dos melhores, isso é fato! E as reclamações são inúmeras, mas nessa mesma conversa veio ao fato de que existe uma grande possibilidade de criarmos nossos filhos como fomos criados, quem nunca ouviu o pai falar: 'na minha época..' ou 'eu não fui criado com essas liberdades...', em algum momento da vida nossos pais falaram ou citaram exemplos de como foram criados, eis que pensando cheguei a uma solução: escrever uma carta, como uma capsula do tempo, hoje penso no papel de filha, daqui a 10 anos pensarei no papel de mãe, mas quando sentir dificuldade na educação, lerei as cartas que eu escrevi, e me verei em um mundo distante, um mundo onde pensava e agia de modo diferente, as palavras transmitirão todo meu sentimento daquela época, elas me trarão recordações e lembranças, e através dela recordarei tudo o que vivi, o modo como pensava, como refletia e o motivo de tais pensamentos e quizá assim possa educar meus filhos de uma forma diferente da qual estou sendo criada e educada, quem sabe assim um novo ciclo se inicie... E escrevendo aqui, percebo que a idéia da carta pode ser aplicada em outros quesitos, principalmente em relacionamentos em geral, como forma de aprendizado e para evitar a repetição de erros, então, uma carta funcionará como auto-conhecimento, aprendizado e capsula do tempo.

Nos dias atuais, concerteza escrever uma carta é bem raro, imagina daqui a 10 anos...

5 Comments:

Diego. said...

funcionamos como os espelhos [guardadas as devidas proporções] ... refletimos, isso quer dizer que provavelmente vamos dar aos nossos filhos, aqui que recebemos de nossos pais, avós, tios... enfim, quem quer que seja!

Anônimo said...

quem sabe assim vc vê que a maneira que está sendo criada e educada era realmente a mais correta, quando invertemos os papéis vemos por outro ângulo as situaçoes, vamos aguardar os 10 anos pra ver no que dá.

p.s.eu ainda nao sou mãe tb tenho essa mesma curiosidade de saber se serei como a minha mãe.

abraço

Johnny M. said...

Legal a tua idéia. Mas tudo é uma questão de perspectiva. A tua atual perspectiva é a de filha, que recebe ordens, que é cuidada. Quando se tornar mãe tudo mudará, a tua perspectiva será outra, sua maior preocupação não será mais com a sua vida, mas com a vida da sua filha ou filho e essa uma mudança muito significativa. Mas achei muito massa a idéia da capsula do tempo.
beijo

Raoni Frizzo said...

Hoje escrever uma carta é coisa muito rara, e daqui a 10 anos acho isso improvável até.

Na verdade é tudo meio automático. Os pais sempre querem criar os seus filhos do modo como eles foram criados (na maioria das vezes), porque para eles é o melhor método. Talvez aconteça com todos nós no futuro, daí pararemos pra pensar nisso também...hehehehehe!

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Alexandre Garcia said...

Escrever cartas daqui 10 anos será coisa para velhos, e estaremos fazendo isso!
Nosso pais fazem coisas que hoje consideramos ultrapassadas mas, com certeza, iremos fazer coisas que nosso filhos também considerarão velhar. Fazer o que...